sábado, 7 de novembro de 2009

Revista Época: "BeautifulPeople pode se tornar humilhação globalizada"


"Se você não for modelo nem tiver autoestima inabalável (e não for pressionada pelo chefe a escrever uma reportagem), não há motivos para se submeter a essa possível humilhação pública e globalizada. Muita gente, obviamente, tem outra opinião".

Quem avisa é a repórter Fernanda Colavitti, da Época, após três dias de disputa por um lugar no site BeautifulPeople, criado em 2002, na Dinamarca, que acaba de chegar ao Brasil.

Essa espécie de Facebook, que só aceita pessoas consideradas bonitas, recebe o perfil com foto e submete a aparência do candidato ao julgamento de participantes do sexo oposto nas 48 horas seguintes. A comissão julgadora tem 360 pessoas que já conseguiram entrar.

Para ser aceito é preciso ter 51% dos votos pelo menos na linha verde-clara, que garante um consolador “o.k.”. A avaliação se faz em quatro cores: o vermelho absoluto,"nem a pau"; abóbora, " foi por pouco, mas não vai dar"; o verde claro de "ninguém no site está babando por você, mas deu certo" e o verde escuro ou "eles acharam você o máximo" relata Fernanda.

Nos primeiros três dias de operação no Brasil, o site recebeu 70 mil novos candidatos, segundo o economista Robert Occhino Hintze, fundador do BeautifulPeople. Desses, somente 25 mil entraram. O porcentual é de 35,7%. Mas Hintze diz que até o final desta semana o número será dez vezes maior.

Sobre as vantagens em passar pelo vestibular da beleza, um texto do site destaca a oportunidade de se relacionar apenas com pessoas atraentes, o que para Hintze reflete a realidade, embora pareça politicamente incorreto.
Ele acrescenta que muita gente não tem coragem de dizer, mas é disso que gosta.

PS. Fernanda durante três dias oscilou de bom a sofrível. Como a votação, que deveria durar 48 horas, não terminou no prazo, não obteve o resultado antes do fechamento da revista.


C/ a Revista Época

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, seja bem vindo! Deixe aqui seu comentário, e não esqueça de se identificar clicando em "Comentar como", e escolhendo a guia "Nome/URL". Grande abraço!