terça-feira, 3 de novembro de 2009

Comentário de Míriam Leitão no Bom Dia Brasil desta quarta-feira

Estados produtores saem perdendo na partilha do pré-sal

"O Rio de Janeiro fez uma negociação direta com o governo na questão da arrecadação do pré-sal, mas parece que o acordo não foi cumprido. Do jeito que está sendo feita a partilha dos lucros do pré-sal, os estados já saem perdendo. No sistema de partilha, o modelo que vai vigorar para o pré-sal não terá participação especial.


Existem dois impostos hoje: participação especial e royalties. Os estados já perdem participação especial. Na divisão dos royalties, o que foi feito na comissão é algo contra os estados produtores, porque concentra a arrecadação na União.

O Rio de Janeiro, que produz 85% do petróleo hoje que o Brasil consome, e o Espírito Santo discutem como vai ficar a divisão. Eles querem que o dinheiro não fique mais tão concentrado na União e haja mais royalties para estados e municípios produtores.

Lembrando o que já disse aqui: os estados já perdem porque não têm ICMS. O petróleo é o único produto cuja cobrança do ICMS é feita no estado de destino. Então, o Rio de Janeiro já abre mão desse imposto importantíssimo".

(Míriam Leitão no Bom Dia Brasil)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, seja bem vindo! Deixe aqui seu comentário, e não esqueça de se identificar clicando em "Comentar como", e escolhendo a guia "Nome/URL". Grande abraço!