A Usiminas pagará R$ 900 milhões à Vale para transportar anualmente 10,1 milhões de toneladas de insumos como minério de ferro, carvão e calcário, além de produtos acabados - bobinas e chapas grossas. O contrato, com validade de três anos e sujeito a revisões anuais, foi assinado quinta-feira (5).
Segundo o diretor de Planejamento de Vendas e Logística da siderúrgica, Paulo Fraga, do total previsto em contrato, 6,8 milhões de toneladas serão escoados por meio da Ferrovia Centro-Atlântica (FCA) e da Estrada de Ferro Vitória a Minas (EFVM). O restante terá seu transporte feito pelo terminal portuário de Praia Mole, no Complexo de Tubarão (ES).
Como explicou o diretor de comercialização de logística da Vale, Marcello Spinelli, a Vale receberá pelo terminal portuário todo o carvão que a Usiminas importa.
Depois, a mineradora estocará e transportará o produto até a usina da siderúrgica em Ipatinga (MG), via EFVM. Cerca de 3 milhões de toneladas anuais do insumo serão movimentados pela rota.
A siderúrgica desembolsará R$ 300 milhões em cada ano de vigência do contrato, mas o valor pode variar, para cima ou para baixo, conforme a demanda do mercado. Até então, Usiminas e Vale mantinham acordos comerciais de logística com o pagamento pelo serviço feito pontualmente.
Além disso, Usiminas e Vale assinaram um memorando de entendimentos para construir uma variante de cerca de 14 quilômetros de extensão da Estrada de Ferro Vitória a Minas, em Santana do Paraíso (MG), onde está prevista a implantação de uma nova unidade industrial da Usiminas.
O projeto da nova usina, que está suspenso por questões mercadológicas, mas pode ser retomado em 2010, garante a continuidade do licenciamento ambiental de um desvio na linha férrea necessário para a futura implantação da usina.
C/o portal Exame
Segundo o diretor de Planejamento de Vendas e Logística da siderúrgica, Paulo Fraga, do total previsto em contrato, 6,8 milhões de toneladas serão escoados por meio da Ferrovia Centro-Atlântica (FCA) e da Estrada de Ferro Vitória a Minas (EFVM). O restante terá seu transporte feito pelo terminal portuário de Praia Mole, no Complexo de Tubarão (ES).
Como explicou o diretor de comercialização de logística da Vale, Marcello Spinelli, a Vale receberá pelo terminal portuário todo o carvão que a Usiminas importa.
Depois, a mineradora estocará e transportará o produto até a usina da siderúrgica em Ipatinga (MG), via EFVM. Cerca de 3 milhões de toneladas anuais do insumo serão movimentados pela rota.
A siderúrgica desembolsará R$ 300 milhões em cada ano de vigência do contrato, mas o valor pode variar, para cima ou para baixo, conforme a demanda do mercado. Até então, Usiminas e Vale mantinham acordos comerciais de logística com o pagamento pelo serviço feito pontualmente.
Além disso, Usiminas e Vale assinaram um memorando de entendimentos para construir uma variante de cerca de 14 quilômetros de extensão da Estrada de Ferro Vitória a Minas, em Santana do Paraíso (MG), onde está prevista a implantação de uma nova unidade industrial da Usiminas.
O projeto da nova usina, que está suspenso por questões mercadológicas, mas pode ser retomado em 2010, garante a continuidade do licenciamento ambiental de um desvio na linha férrea necessário para a futura implantação da usina.
C/o portal Exame
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