quinta-feira, 5 de novembro de 2009

Para o Financial Times, Brasil pode alimentar o mundo

Na edição de quinta-feira (5) do jornal britânico Financial Times, um caderno especial dedicado a oportunidades de investimento no Brasil chama o país de "superpotência agrícola pronta para alimentar o mundo" mas aponta para deficiências no setores de infra-estrutura e educação.

Incluindo o país entre os que se saíram melhor na recessão, ressalta que muitos de seus setores não foram sequer afetados. Para o FT, se o Brasil mantiver o rumo de sua política econômica e social e não houver outra grande recessão no mundo, o mais provável é que continue no caminho do crescimento.

Os investidores, alerta, estarão atentos a mudanças no país, e casos recentes, que demonstram maior intervenção do Estado na economia, podem ser vistos como motivo de preocupação.

O FT cita especificamente a criação de uma nova empresa para explorar as reservas do pré-sal, e a pressão sobre a Vale para que diversifique seus investimentos.

As reportagens tratam do setor bancário, mercados de capitais, meio ambiente, turismo, políticas sociais, Nordeste, açúcar, agricultura, mineração, petróleo, energia, educação, infra-estrutura, moda, e sobre o temor da violência depois que o Rio foi escolhido como a sede das Olimpíadas.

Apesar do cenário ainda indefinido em relação à sucessão do presidente Lula, o jornal diz que dificilmente um dos dois principais pré-candidatos até agora (a ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff e o governador de São Paulo, José Serra) vai mudar os rumos do país drasticamente.


C/ BBC Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, seja bem vindo! Deixe aqui seu comentário, e não esqueça de se identificar clicando em "Comentar como", e escolhendo a guia "Nome/URL". Grande abraço!