quinta-feira, 10 de setembro de 2009

De que morrem os jovens no mundo?

Os acidentes de trânsito, os suicídios e os atos violentos são responsáveis por quase um quarto das mortes de jovens entre 10 e 24 anos que a cada ano se registram no mundo, segundo estudo internacional em grande escala publicado pela revista médica The Lancet.
Apesar de se associar a adolescência a um período de prosperidade, vitalidade, força e boa saúde, os especialistas advertem que a cada ano mais de 2,6 milhões de jovens morrem nas duas primeiras décadas de vida e assinala que uma ampla maioria ( 97%) dos falecimentos ocorrem em países em desenvolvimento.
Esta é a primeira vez em que a comunidade científica põe sobre a mesa e indaga sobre as causas de um assunto tão delicado como a morte dos mais jovens que representam na atualidade 30% da população mundial.
O estudo elaborado pelas universidades australianas de Melbourne e Brisbane, University College London (Reino Unido), Universidade de Genebra (Suíça) e apoiado pela Organização Mundial de Saúde(OMS) ressalta que uma de cada quatro mortes nesse grupo se deve a fatores externos, não a doenças, e que poderiam ser evitadas com políticas informativas e educativas eficazes.
Explica também que as regiões mais industrializadas (Europa, EUA, Canadá, Japão e Austrália) registram apenas cerca de 3% dos falecimentos de adolescentes, enquanto que a Africa subsahariana e o sudeste asiático somam dois terços das mortes nesse grupo.
As afirmações se baseiam em números do Informe sobre a Expansão de Enfermidades no mundo elaborado pela OMS em 2004, que serviu de base para a investigação.
As causas de falecimento diferem significativamente entre os países desenvolvidos ou de alto poder aquisitivo e aqueles em vias desenvolvimento ou de baixo-médio poder aquisitivo.
Nos países desenvolvidos, 10% das mortes se devem a acidentes de trânsito, 6,3% correspondem a suicídios , 6% estão relacionados com atos violentos e somente 5% por doenças como infecções respiratórias, tuberculose, Aids e meningite.
Nos países de baixo ou médio poder aquisitivo, da Africa, América do Sul, América Central, Leste Europeu, Oriente Médio e uma parte da Ásia, 15% das mortes ocorrem na infância por doenças transmitidas pela mãe, como o contágio da Aids e tuberculose.
Na América Latina, a violência é a causa mais frequente das mortes dos jovens, especialmente do sexo maculino. De concreto, 97% das mortes violentas são provocadas por armas de fogo.
Nesse caso, o estudo recomenda controle sobre armas, e adoção de políticas eficazes contra o narcotráfico, a segregação e o desemprego.
C/ o El País.

Um comentário:

  1. Gostaria de abrir discussão sobre uma palavra bíblica que diz respeito à morte de jovens. Não quero abordar religiosidade ou fé, apenas discutir sobre a relação entre o mandamento bíblico dado aos jóvens: "Honra a teu pai e à tua mãe para que se prolonguem os teus dias na terra..." Êxodo 20

    ResponderExcluir

Olá, seja bem vindo! Deixe aqui seu comentário, e não esqueça de se identificar clicando em "Comentar como", e escolhendo a guia "Nome/URL". Grande abraço!