domingo, 6 de setembro de 2009

A ex-ministra altera a política ambiental de Lula

A ex-ministra Marina Silva é destaque no El País desta segunda-feira (7), com foto na capa e matéria de Juan Arias, correspondente no Brasil, cujo título usei na abertura deste post.
O portal coloca em confronto a senadora e ex-ministra do Meio Ambiente, recém-filiada ao PV, provável candidata à presidência em 2010, e Dilma Roussef, lançada por Lula. Reconhece que a entrada de Marina na disputa obrigou o presidente a revolucionar sua politica ambiental.
Diante do "perigo" chamado Marina, segundo o El País, Lula ordenou em caráter de urgência um plano de desenvolvimento sustentável centrado na Amazônia. Projeto que nasce com o nome de Pac do Meio Ambiente, em referência ao outro Pac ( Programa de Aceleração do Crescimento) voltado para a criação de infra-estrutura em todo o país.
Transformada em mãe de gemeos, ao responder por dois Pacs, Dilma terá pela frente o desafio de enfrentar o bom trânsito de Marina entre os setores de defesa do meio ambiente e seu discurso sem papas na língua.
Marina Silva já anunciou que o Partido Verde, a que se filiou em 30 de agosto e que capitaliza poucos votos, deverá se reestruturar profundamente para agregar novos militantes, convencidos da importância que tem a questão ecológica para o Brasil.
O El País é o primeiro veículo a colocar em confronto, e no mesmo patamar, as duas candidaturas. Mas a ex-ministra Marina Silva, na última semana, ocupou generosos espaços no The New York Times, DW (da Alemanha) e outros veículos internacionais. No próximo dia 10 fala em cadeia, no programa do PV. Candidaturas assim já levaram a grandes surpresas.
C/ o portal El País.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, seja bem vindo! Deixe aqui seu comentário, e não esqueça de se identificar clicando em "Comentar como", e escolhendo a guia "Nome/URL". Grande abraço!