sexta-feira, 11 de setembro de 2009

Câmara recorre ao STF para não abrir caixa-preta

O presidente da Câmara dos Deputados, Michel Temer, pediu ao ministro Marco Aurélio, do STF, que reconsidere sua decisão de determinar o acesso da empresa Folha da Manhã – editora do jornal Folha de S. Paulo – aos documentos que comprovam o uso e o destino das verbas indenizatórias pagas pela Câmara a seus parlamentares.

O pedido de Temer para que o ministro revogue a liminar concedida em agosto chegou ao STF no mesmo documento em que ele presta as informações sobre o caso e em que pede que o colegiado do STF analise o assunto.

O recurso foi protocolado com base na nova regulamentação de Mandado de Segurança, segundo a qual cabe agravo em decisão de relator que conceder ou negar medida liminar nesse tipo de ação.

O mandado de segurança impetrado pela Folha da Manhã no STF teve a liminar concedida pelo ministro Marco Aurélio para que a Câmara seja obrigada judicialmente a abrir os arquivos em que os deputados comprovaram os gastos da verba indenizatória de setembro a dezembro de 2008.

A empresa tentou conseguir os dados por meio de pedido administrativo, mas a Câmara negou, ao alegar inviabilidade técnica e que diversos documentos estariam resguardados por sigilo.

c/ o STF.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, seja bem vindo! Deixe aqui seu comentário, e não esqueça de se identificar clicando em "Comentar como", e escolhendo a guia "Nome/URL". Grande abraço!