terça-feira, 8 de setembro de 2009

RJ vai à luta pelo pré-sal e carrega ES e SP

Mais rápida no gatilho do que a similar do Espírito Santo, a bancada do Rio de Janeiro no Congresso encaminha esta semana ao presidente Lula e ao presidente da Câmara dos Deputados, Michel Temer, um pedido formal para que seja retirado o caráter de urgência dos projetos de lei sobre o novo marco regulatório do pré-sal.

Nesta quarta-feira (9) a bancada do RJ se reúne em Brasília para concluir o documento, que tem apoio de entidades de classe, empresários, associações e federações, informou o secretário de Planejamento, Indústria e Petróleo do Estado, Júlio Bueno.

"É muito importante que os projetos de lei não tramitem em regime de urgência. O processo levou mais de dois anos e não faz sentido que o país discuta isso em 15 dias e tenha que fazer emendas em um semana", afirmou Bueno.

"Vamos pedir ao governo federal bom senso. Isso é fundamental. Achamos que nosso apelo será aceito", adicionou o secretário ao ressaltar que outros Estados produtores de petróleo, que poderiam ser afetados pelo novo marco, como Espírito Santo e São Paulo, devem referendar o documento.

O presidente da Federação das Indústrias do Rio de Janeiro, Eduardo Eugênio Gouvea Vieira, criticou a pressa do Governo sobre um tema tão relevante para o país.

"Soa como galhofa essa pressa do Governo que dá prazo até quinta-feira para que sejam apresentadas as emendas sobre algo gigantesco que pode mudar o futuro do país", disse ele a jornalistas, após defender a manutenção do atual marco também para as áreas do pré-sal, de forma a garantir competição entre as empresas do setor de petróleo.

Mais cedo, o governador do Rio, Sérgio Cabral, afirmou que o Estado está sendo usado como isca para estimular os Estados não produtores a apoiar a aprovação do marco regulatório em caráter de urgência.

"Jogaram o Rio de Janeiro ao leões e, agora, vão discutir uma fatia do bolo que é muito maior", declarou. "Para gerar uma certa tentação para o Congresso votar a toque de caixa diz-se que vai repartir o dinheiro com todos", acrescentou Cabral.

C/o portal Exame.

O Blog: Nessa briga, o Governo do Espírito Santo vai a reboque. Não toma iniciativa, reage de acordo com Sérgio Cabral. A bancada também adota uma atuação pífia, vide a participação do senador Gerson Camata (PMDB), nesta terça-feira (8), na audiência pública do Senado em que foram ouvidos representantes do setor de petróleo sobre o pré-sal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, seja bem vindo! Deixe aqui seu comentário, e não esqueça de se identificar clicando em "Comentar como", e escolhendo a guia "Nome/URL". Grande abraço!