quinta-feira, 10 de setembro de 2009

CCJ do Senado aprova lei que regulamenta Defensoria

O Projeto de Lei da Câmara, que altera a Lei Orgânica da Defensoria Pública, foi aprovado pela Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania do Senado. A matéria será ainda apreciada em plenário, segundo a Agência Senado.

Prevê ampliação no quadro de defensores e uso de mediação e conciliação. Também regulamenta a autonomia funcional, administrativa e orçamentária da Defensoria, democratiza e moderniza sua gestão, estabelece os direitos das pessoas assistidas e cria mecanismos de participação da sociedade civil na administração e fiscalização do órgão.

Entre as funções da instituição definidas na sugestão de nova redação da lei está a de promover a ampla defesa dos direitos fundamentais — individuais, coletivos, sociais, econômicos, culturais e ambientais — dos necessitados, especialmente de grupos sociais vulneráveis que mereçam proteção especial do Estado.

Para exercer suas funções, a Defensoria poderá organizar sua estrutura, abrir concursos e nomear defensores e funcionários rapidamente.

O projeto prevê a criação da Ouvidoria-Geral da Defensoria Pública dos Estados, que será exercida por pessoa de fora dos quadros da carreira, escolhida pelo Conselho Superior a partir de lista tríplice elaborada pela sociedade civil.

Entre as novas funções, está a da Defensoria promover, prioritariamente, a solução extrajudicial dos litígios, por meio de mediação, conciliação, arbitragem e demais técnicas de composição e administração de conflitos.

A Defensoria deve atuar junto a estabelecimentos policiais, penitenciários e de internação de adolescentes e acompanhar inquérito policial, com a comunicação imediata da prisão em flagrante pela autoridade policial, quando o preso não constituir advogado.

Os defensores públicos terão direito a voto no Conselho Penitenciário.

C/ o Consultor Jurídico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, seja bem vindo! Deixe aqui seu comentário, e não esqueça de se identificar clicando em "Comentar como", e escolhendo a guia "Nome/URL". Grande abraço!