sábado, 12 de setembro de 2009

Espanha faz transplante de rosto inédito no mundo

O homem de 43 anos que no dia 18 de agosto passado recebeu no Hospital da Fé de Valencia, Espanha, o primeiro transplante de rosto do mundo que incluiu mandíbula e lingua, recebeu alta neste sábado (12) segundo comunicado da secretaria de Saúde. ( veja post anterior neste blog)

A nota informa que o paciente e seus familiares não desejam dar declarações aos meios de comunicação e solicitam que se respeite seu direito à intimidade.

O cirurgião Pedro Cavadas, que realizou o transplante, assegurou que o estado paciente evoluiu "muito bem" e está "estável clínicamente", ao mesmo tempos em reconheceu que há muito trabalho ainda por fazer.

O médico foi apoiado por um equipe de 30 especialistas. O paciente era um homem com complicações de radioterapia que o deixaram sem a metade inferior do rosto há onze anos.

O trasplante permitirá que volte a falar de forma clara. Ele também recuperará a sensibilidade do rosto e a da lingua e o paladar.

C/El Mundo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, seja bem vindo! Deixe aqui seu comentário, e não esqueça de se identificar clicando em "Comentar como", e escolhendo a guia "Nome/URL". Grande abraço!