sábado, 29 de agosto de 2009

Portal DW alerta ministro alemão que chega a Vitória

Artigo do portal Deutsche Welle (DW), neste sábado (29), assinado por Johannes Beck, critica a falta de vontade política dos dois lados para acelerar a aproximação econômica Brasil-Alemanha.

O leitmotiv da advertência é o encontro que começa neste domingo (30), em Vitória, com participação do ministro da Economia da Alemanha, Karl-Theodor Guttenberg, e o presidente Lula.

Políticos e empresários debatem na reunião meios de intensificar relações comerciais entre os dois países. "Há dez anos, a União Européia (UE) negocia um acordo de livre comércio com o Mercosul, sem resultados. Nos últimos cinco anos, as negociações foram praticamente suspensas", lembra Beck.

O articulista envia um recado para o ministro alemão da Economia, Karl-Theodor von und zu Guttenberg, alertando-o de que "poderia alterar esse panorama se aproveitasse sua viagem ao Brasil para reavivar as negociações comerciais entre os dois continentes. Na Europa, especialmente em tempos de crise financeira internacional, é urgentemente necessário um lobby a favor do livre comércio".

"Em tempos difíceis, em que o populismo e o protecionismo se sobressaem- prossegue-, seria ainda mais importante enviar sinais de defesa ao livre comércio. Sinais de que se quer evitar os erros da crise econômica dos anos 1930, quando muitos governos aumentaram as tarifas alfandegárias, agravando ainda mais a situação. E ninguém melhor para isso do que o ministro da Economia do maior país exportador do mundo".

Em tempo: "Leitmotiv", expressão alemã que significa "motivo condutor" .

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, seja bem vindo! Deixe aqui seu comentário, e não esqueça de se identificar clicando em "Comentar como", e escolhendo a guia "Nome/URL". Grande abraço!