quarta-feira, 26 de agosto de 2009

Hartung: o último a falar na briga do pré-sal

O governador do Espírito Santo, Paulo Hartung (PMDB) foi o último do Sudeste a se manifestar sobre as novas regras do pré-sal , que podem estabelecer a divisão dos royalties provenientes da exploração do petróleo entre todos os estados e municípios brasileiros, mesmo os que não produzem.

Até o governador Aécio Neves (PSDB), de Minas Gerais, onde não há mar, nem pré-sal, se antecipou a Hartung, e defendeu a proposta de Lula, que prevê o rateio.

Nesta quarta-feira (26), o colunista Ancelmo Goes, de O Globo, noticia que Hartung e o governador do Rio, Sérgio Cabral, decidiram não participar da reunião de lançamento das novas regras, por Lula, segunda-feira próxima (31).

O governador capixaba pega carona com o seu colega do Rio que, desde quinta-feira, partiu para o ataque à proposta em estudo no governo federal que classifica de "assalto" ao seu Estado , ao Espírito Santo e a São Paulo.

Até terça-feira (24), segundo a Agência Estado, embora interessados diretamente no tema, os governadores de São Paulo, José Serra (PSDB), e do Espírito Santo, Paulo Hartung, não haviam se manifestado publicamente.

Depois dessa notícia, Serra desceu do muro e deitou falação, inclusive puxando a orelha de Aécio Neves, mas Hartung manteve silêncio e somente agora toma posição.

A faixa do pré-sal abrange três bacias sedimentares e se estende por 800 quilômetros, na direção principalmente dos estados do Rio, São Paulo e Espírito Santo, beneficiários naturais dos royalties, pelo atual modelo.

Para o governador Sérgio Cabral, "mudar a regra do pagamento de royalties e participação especial para a riqueza do pré-sal consistiria em uma segunda agressão aos estados produtores de petróleo, que causaria uma grave quebra do pacto federativo, pois consistiria em uma verdadeira expropriação das riquezas desses Estados e Municípios, sem qualquer compensação".

C/a Agência Estado e outros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, seja bem vindo! Deixe aqui seu comentário, e não esqueça de se identificar clicando em "Comentar como", e escolhendo a guia "Nome/URL". Grande abraço!