sexta-feira, 28 de agosto de 2009

Agora são três: Lula compra dois novos aviões


A revista IstoÉ chega às bancas com excelente reportagem sobre os novos aviões de Lula. A frota presidencial, segundo a publicação, agora conta com mais dois jatos de luxo da Embraer que custaram R$ 168 milhões. Além do Aerolula.

A matéria assinada pelo jornalista Claudio Dantas Sequeira revela que, a partir de setembro, "Lula poderá exercer sua diplomacia presidencial pelo mundo afora a bordo de um novo avião". Confira trechos extraídos da reportagem:


"O jato Embraer 190, da família E-Jet, tem o mesmo modelo encomendado pelo ex-piloto austríaco Niki Lauda para a frota da sua companhia comercial, a Lauda Air. No caso brasileiro, o EMB-190 será usado especialmente para as viagens pela América Latina.

Também servirá para transportar equipes de apoio, convidados e como aeronave reserva para casos de eventual manutenção ou pane do Aerolula, como a que ocorreu em março no retorno de uma viagem aos Estados Unidos.

Desde que trocou o velho Boeing 707, o "Sucatão", pelo moderno Airbus A319, em 2005, a Presidência estudava adquirir aviões que substituíssem os dois Boeing 737-200, chamados de "sucatinhas".


Mas a repercussão negativa da compra do avião presidencial, por US$ 56,7 milhões, adiou os planos. A decisão de compra veio depois que, em 2007, uma das aeronaves apresentou problema técnico e interrompeu uma viagem da comitiva presidencial à África.


O avião levava 25 empresários e 25 jornalistas. O presidente, então, comentou com assessores que o episódio havia definitivamente convencido a imprensa, que criticara a compra do Aerolula, da necessidade de renovação de toda a frota presidencial.

A justificativa oficial para substituir os sucatinhas é de que Apesar de terem poucas horas de voo, já têm 35 anos de idade e precisavam ser substituídos



Mas a aquisição das novas aeronaves também tem um objetivo comercial. Ao visitar outros países com jatos da Embraer, o presidente Lula aproveitará para fazer propaganda da indústria nacional.


Os dois EMB-190 custaram cada um US$ 52 milhões (um total de R$ 168 milhões, ao câmbio de R$ 1,62, de agosto de 2008).


A primeira unidade presidencial do EMB-190 foi batizada de Bartolomeu de Gusmão (o padre luso-brasileiro, inventor e primeiro a voar em um balão operacional) e ganhou duas faixas diagonais com as cores verde e amarela.


Já está voando, mas problemas de homologação da Anac obrigaram a Embraer a refazer a cabine, o que adiou a entrega oficial da aeronave, prevista para junho.


O segundo EMB-190 deverá ser entregue até dezembro e será uma espécie de espelho do "Bartolomeu de Gusmão", com a mesma configuração interna e de desempenho".




C/ a revista IstoÉ.

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