terça-feira, 25 de agosto de 2009

Depois do ES, novo caso de racismo contra índio

Mais um brasileiro condenado pela Justiça Federal por racismo contra índios. Agora, em Belém do Pará. No Espírito Santo, um jornalista também sofreu condenação este ano.
O paraense Reinaldo A.S.J foi condenado, segunda-feira ( 24), a dois anos e meio de prisão por publicar conteúdo racista contra os índios em uma comunidade do site de relacionamentos Orkut. A denúncia foi feita pelo MPF em 2007, e durante o processo ele confessou o crime.
De acordo com a Justiça Federal no Pará, a sentença é a primeira do gênero no estado. O juiz Wellington Castro, que julgou o caso, substituiu a pena de prisão por prestação de serviços comunitários à Funai e pagamento de R$ 20 mil.
O réu foi denunciado porque fazia parte de uma comunidade no Orkut chamada “Índios...Eu consigo viver sem”.
Recentemente, a 2ª Turma Especializada do TRF-2ª, por unanimidade, confirmou a condenação imposta pela Justiça Federal do Espírito Santo ao colunista Gutman Uchoa de Mendonça, de A Gazeta, pelo crime de racismo praticado através de artigos publicado no jornal.
Com mais de 70 anos, Gutman foi condenado a um ano de prestação de serviço à comunidade.
C/Informações do MPF e TRF.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, seja bem vindo! Deixe aqui seu comentário, e não esqueça de se identificar clicando em "Comentar como", e escolhendo a guia "Nome/URL". Grande abraço!