Mais um brasileiro condenado pela Justiça Federal por racismo contra índios. Agora, em Belém do Pará. No Espírito Santo, um jornalista também sofreu condenação este ano.
O paraense Reinaldo A.S.J foi condenado, segunda-feira ( 24), a dois anos e meio de prisão por publicar conteúdo racista contra os índios em uma comunidade do site de relacionamentos Orkut. A denúncia foi feita pelo MPF em 2007, e durante o processo ele confessou o crime.
De acordo com a Justiça Federal no Pará, a sentença é a primeira do gênero no estado. O juiz Wellington Castro, que julgou o caso, substituiu a pena de prisão por prestação de serviços comunitários à Funai e pagamento de R$ 20 mil.
O réu foi denunciado porque fazia parte de uma comunidade no Orkut chamada “Índios...Eu consigo viver sem”.
Recentemente, a 2ª Turma Especializada do TRF-2ª, por unanimidade, confirmou a condenação imposta pela Justiça Federal do Espírito Santo ao colunista Gutman Uchoa de Mendonça, de A Gazeta, pelo crime de racismo praticado através de artigos publicado no jornal.
Com mais de 70 anos, Gutman foi condenado a um ano de prestação de serviço à comunidade.
C/Informações do MPF e TRF.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Olá, seja bem vindo! Deixe aqui seu comentário, e não esqueça de se identificar clicando em "Comentar como", e escolhendo a guia "Nome/URL". Grande abraço!