terça-feira, 4 de agosto de 2009

Racha no comando das Casas Bahia

O Portal da Revista Exame divulga com exclusividade nesta terça-feira (4) a notícia sobre um racha no comando das Casas Bahia. Depois de anos de conflitos, segundo o portal, Saul Klein decidiu vender sua participação na empresa para o irmão Michael Klein.

Com isso, a maior rede de varejo de móveis e eletrodomésticos do país com faturamento anual de quase 14 bilhões de reais e 60 000 funcionários realiza a mais importante mudança de estrutura societária de sua história.

Saul Klein, filho do fundador Samuel e irmão mais novo de Michael Klein, presidente da empresa, está fora da sociedade.

Responsável pela área comercial das Casas Bahia e dono de um terço das ações da companhia, Saul vendeu sua parte para o irmão, que detinha também um terço.

O terço restante continua nas mãos de Eva, irmã de Saul e Michael que vive nos Estados Unidos e não participa da administração da empresa.

No mercado há informações de que Michael recorreu a bancos e fundos estrangeiros para levantar os recursos. A empresa não comenta, mas estima-se que a parte de Saul valeria cerca de 4 bilhões de reais.

O principal motivo para saída de Saul teria sido a série de desentendimentos com o irmão sobre a condução dos negócios e também a decisão do pai de entregar o comando da empresa a Michael, o primogênito, como manda a tradição judaica.

Saul é tido como um grande negociador, conseguia preços e prazos junto aos fornecedores em condições mais vantajosas do que a concorrência.

A saída de Saul ocorre em um momento em que o relacionamento das Casas Bahia com os fornecedores tende a ficar mais difícil.

A compra do Ponto Frio pelo Pão de Açúcar criou, pela primeira vez, um concorrente com poder para ameaçar a liderança da família Klein no varejo de eletrônicos.

C/Informações do Portal Exame.

2 comentários:

  1. oi tudo bem, esta noticia e muito triste

    ResponderExcluir
  2. Fico ansioso pra saber se por acaso Saul comprará mesmo alguma pequena rede. Seria legal, pois com a experiência que ele tem, e com o professor que ele teve (Samuel Klein) seria sucesso certíssimo.

    ResponderExcluir

Olá, seja bem vindo! Deixe aqui seu comentário, e não esqueça de se identificar clicando em "Comentar como", e escolhendo a guia "Nome/URL". Grande abraço!