quinta-feira, 6 de agosto de 2009

Governo preocupado com a Vale

Depois do presidente Lula desta vez é o presidente do BNDES quem revela preocupação com os rumos da Vale.

O economista Luciano Coutinho admitiu nesta quinta-feira ( 6) que o governo vê com preocupação o atual programa de investimento da mineradora e que está especialmente interessado na manutenção dos projetos siderúrgicos já anunciados por ela.

"A preocupação que existe é em relação aos investimentos", afirmou.


No primeiro trimestre, sob efeito da retração da demanda por conta da crise mundial, a Vale decidiu reduzir em US$ 5,2 bilhões o orçamento de 2009.

Segundo o presidente do BNDES, os investimentos em siderurgia constituem o principal foco de atenção do governo. "Há um especial interesse nos projetos siderúrgicos, que o Brasil industrialize sua cadeia mineral. Os projetos siderúrgicos sempre foram prioritários para o governo federal", lembrou.

Membro do conselho de administração da mineradora, Coutinho explicou que a recente decisão da Vale de mudar sua estratégia de investimento em siderurgia já demonstra um maior "compromisso" da empresa com esses projetos.

Com a mudança anunciada em julho pela companhia, a Vale deixará de ter uma posição minoritária nas novas usinas e passará a arcar sozinha com os custos iniciais de desenvolvimento do empreendimento siderúrgico.


A mudança de estratégia tem como pano de fundo as dificuldades enfrentadas por alguns parceiros da Vale no setor.

É o caso da chinesa Baosteel, que no ano passado desistiu de construir uma siderúrgica no Brasil( no Espírito Santo), alegando problemas com licenciamento e o local para instalação da unidade.

Nos últimos meses, o presidente Lula tem manifestado descontentamento com os ajustes feitos pela Vale, que incluem além de corte de investimentos, demissões de funcionários.


C/Informações da Agência Estado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, seja bem vindo! Deixe aqui seu comentário, e não esqueça de se identificar clicando em "Comentar como", e escolhendo a guia "Nome/URL". Grande abraço!