segunda-feira, 3 de agosto de 2009

Financial Times: sem Sarney há crise de governabilidade

O jornal Financial Times afirma em reportagem na edição online desta segunda-feira (3) que uma possível renúncia do presidente do Senado, José Sarney (PMDB), deixaria o presidente Luiz Inácio Lula da Silva com uma "crise de governabilidade na véspera das eleições gerais de 2010".

"O perigo para o governo é que a saída de Sarney desestabilizaria a sua maioria no Congresso. Lula – acostumado com uma maioria confortável e enorme apoio popular – lutou bastante para evitar esse tipo de eventualidade", afirma o texto do correspondente do Financial Times em São Paulo, Jonathan Wheatley.


Se Sarney realmente sair, o jornal argumenta que o governo de Lula "navegaria em águas incertas".

O jornal fala que o governo Lula poderia enfrentar três perigos caso Sarney deixe o Senado: a agenda do governo no Congresso estaria ameaçada, os governistas poderiam perder o controle da CPI da Petrobras e Dilma Rousseff poderia perder apoio do PMDB nas próximas eleições.

"O PMDB é visto por muitos menos como um partido político nacional com uma ideologia clara do que uma reunião livre de interesses predominantemente regionais, e é notoriamente deficiente em unidade", diz o Financial Times.

C/Informações do Financial Times.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, seja bem vindo! Deixe aqui seu comentário, e não esqueça de se identificar clicando em "Comentar como", e escolhendo a guia "Nome/URL". Grande abraço!