quinta-feira, 23 de julho de 2009

Gripe suína muda rituais de igrejas ao redor do mundo

Primeiro foi a Igreja Católica mexicana que decidiu não dar a comunhão na boca dos fiéis.

Agora, diferentes confissões no Reino Unido se viram obrigadas a mudar seus rituais para evitar mais contágio por gripe suína no país, o mais afetado da Europa.

Igrejas anglicanas, católicas e mesquitas tratam de evitar o contato pessoal entre os fiéis e procuram adaptar certos ritos.

Até o momento, a decisão mais radical foi adotada pela Igreja Anglicana, segundo The Times:


Os arcebispos de York e Canterbury escreveram aos bispos para que durante a eucaristia os fiéis não bebam do cálice.

Habitualmente, os fiéis anglicanos recebem a comunhão bebendo do vaso sagrado, mas a partir de agora receberão simplesmente uma hóstia molhada no vinho.

Nem sequer durante a peste negra se adotou tal medida.

Além disso, antes de distribuir o pão e a comunhão, usa-se o gel de álcool nas mãos como se faz nas visitas aos hospitais, revela o reverendo Gavin Collins, vigário da Igreja Anglicana no sul .

Por sua vez, a Igreja Católica se prontifica a modificar no Reino Unido um dos rituais da Eucaristia: o gesto da paz, que implica em dar as mãos, poderá ser substituído por outra forma, como uma reverência, de modo que não se toque nas mãos de ninguém.

De fato, uma recomendação do governo britânico frente à gripe A é lavar as mãos regularmente, pois o vírus pode se expandir mediante contato com pessoas e superfícies infectadas.

As mesquitas do Reino Unido também procuram chamar à atenção sobre a gripe suína, dando conselhos durante a oração.

Pedem a pessoas vulneráveis ao vírus que não participem este ano da peregrinação à Meca.

O que coincide com a recomendação dada pelas autoridades sanitárias em recente conferência da Arábia Saudita para pessoas enfermas, anciãos, grávidas e crianças, pedindo que evitem participar da peregrinação à Meca este ano.

O fórum hindu, por sua vez parte, pede precaução à gente que assiste rituais públicos.

A recomendação para que se evite compartilhar pratos de comida e bebida e objetos de rituais está em sua página na web.

O nível de higiene nos acampamentos de verão dos jovens e crianças tem sido intensificado, segundo o rabino Rabbi Danny Rich, responsável pela organização Liberal Judaism, de Londres.

C/Informações do El Mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, seja bem vindo! Deixe aqui seu comentário, e não esqueça de se identificar clicando em "Comentar como", e escolhendo a guia "Nome/URL". Grande abraço!