quarta-feira, 14 de abril de 2010

Perly recebe homenagem em Brasília por 50 anos de militância política

O capixaba Perly Cipriano, subsecretario nacional dos Direitos Humanos, foi homenageado na noite de terça-feira (13), em Brasília, por seus 50 anos de militância política. Dividiu a festa movimentada com outro homenageado, Gilnei Viana, seu ex-companheiro de prisão política no extinto presídio da Frei Caneca, no Rio de Janeiro.

 O convite para a comemoração de meio século de luta dos dois lendários petistas, resgata o passado: "Em 1960 éramos jovens e sonhávamos mudar o mundo. Lutamos pelas Reformas de Base e sofremos o golpe de 1964. Na resistência à ditadura conhecemos a morte, a tortura e o cárcere de onde ouvimos os hinos da vitória no Vietnam e os gritos das ruas por Liberdade, Anistia e Abaixo a Ditadura! Liberados, retomamos a luta, empunhamos as bandeiras da CUT e do PT e elegemos Lula Presidente. Em 2010, ainda queremos mudar o mundo."

Perly e Gilnei, que é ex-deputado estadual e federal por Mato Grosso, escreveram juntos o livro Fome de Liberdade: A luta dos presos políticos pela Anistia, relato dos presos políticos que, em 1979, fizeram uma greve de fome de 32 dias reivindicando a Anistia para os guerrilheiros presos.

O Blog: Um grande abraço em Perly Cipriano, cuja existência é quase um milagre e cuja história se confunde com a própria história da redemocratização do país. Perly, sobreviveu aos porões da ditadura, nos quais muitos perderam a vida, e livre foi novamente ajudado pela sorte ao escapar com vida do grave acidente em que faleceu o vereador Octaviano de Carvalho, (PT-Vitória) com quem viajava.

2 comentários:

  1. Perly, aquele da cartilha do politicamente correto!

    ResponderExcluir
  2. Nosso grande e querido companheiro Perly merece esta homengem e todo nosso reconheimento!
    Parabéns, Maura, pela materia!
    Abç
    Inês Simon

    ResponderExcluir

Olá, seja bem vindo! Deixe aqui seu comentário, e não esqueça de se identificar clicando em "Comentar como", e escolhendo a guia "Nome/URL". Grande abraço!