sexta-feira, 16 de abril de 2010

Eike e chineses assinam acordo de US$ 5 bi para construir siderúrgica no Rio


( O governador do Rio, Sérgio Cabral, e Eike, na sede da Wisco, na China, em 2009)

O grupo EBX, do empresário Eike Batista, assinou  nesta sexta-feira (16) com a chinesa Wuhan Iron and Steel Co. (Wisco) acordo para a construção de uma usina siderúrgica no complexo industrial do Porto do Açu, no norte do Estado do Rio de Janeiro. A EBX deterá 30% do controle da usina, enquanto o grupo chinês ficará com os 70% restantes.

A siderúrgica, avaliada em US$ 5 bilhões, terá capacidade para produzir 5 milhões de toneladas de placas de aço por ano. Segundo o secretário estadual de Desenvolvimento Econômico do Rio, Júlio Bueno, a usina já nasce com perspectivas de dobrar sua produção nos próximos anos.

De acordo com ele, os chineses querem começar em quatro a cinco meses a terraplenagem, o projeto básico. "Em um ano, a gente deve começar a ver a construção crescer", disse. O secretário contou que os chineses trabalham com um cronograma que prevê o início das operações para daqui a dois a três anos.

"Isso marca uma nova fase das relações entre Brasil e China. Na realidade, as relações entre os dois países eram comerciais e não de investimentos. Agora, efetivamente temos um grande investimento chinês sendo feito no País." Com informações do portal Exame.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, seja bem vindo! Deixe aqui seu comentário, e não esqueça de se identificar clicando em "Comentar como", e escolhendo a guia "Nome/URL". Grande abraço!