terça-feira, 13 de abril de 2010

OMS adverte que 75% de epiléticos não recebem tratamento

Cerca de 75% de pessoas que sofrem de epilepsia não recebem nenhum tipo de tratamento, adverte estudo publicado hoje no boletim da Organização Mundial de Saúde (OMS). Estima-se que 50 milhões de pessoas no mundo sofram da enfermidade. Dessas, 90% procedem de países em desenvolvimento.

Quanto ao acesso aos tratamento adequados, a pesquisa destaca a grande diferença entre as nações de alto e baixo progresso, assim como entre as zonas rurais e urbanas. Segundo uma das pesquisadoras, Ana-Claire Meyer, do Hospital Geral da cidade de São Francisco, nos EUA, a epilepsia pode ser diagnosticada e  tratada sem alto custo. Mas a grande maioria dos doentes nos países de menos recursos não recebe nenhum tratamento.

 A epilepsia é um transtorno neurológico crônico que afeta pessoas de todas as idades. As características dos ataques são variáveis. Pode produzir perda do conhecimento, transtornos de movimento e dos sentidos, particularmente da visão, audição e paladar. O tratamento com medicamentos antiepiléticos responde bem em aproximadamente  70% dos casos e, com ele, durante os primeiros cinco anos desaparecem os ataques. Com  a OMS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, seja bem vindo! Deixe aqui seu comentário, e não esqueça de se identificar clicando em "Comentar como", e escolhendo a guia "Nome/URL". Grande abraço!