sábado, 17 de abril de 2010

Fumaça de vulcão fecha 20 aeroportos europeus e causa prejuízos diários de US$ 200 milhões

O tráfego aéreo permanece paralisado neste sábado (17) em grande parte da Europa, afetando parcial ou totalmente a circulação de aeronaves em 20 países, segundo informações da agência Reuters. Até à noite de ontem eram 13 países com espaço aéreo totalmente interditado, e dez com limitações de tráfego.

As nuvens do vulcão islandês mantêm o avanço em direção ao leste e sul do continente, afetando agora o norte da Itália e já causaram o cancelamento de 16 mil voos somente neste sábado. Segundo agências internacionais, alguns países já anunciaram novos prazos para o trânsito de aeronaves em seus aeroportos. A agência France Presse indica mudanças para três países.

Na Alemanha o espaço aéreo permanecerá fechado até às 8h de domingo (3h no horário de Brasília). No Reino Unido, o fechamento do espaço aéreo foi aumentado para até às 6h de domingo (3h em Brasília), mas o tráfego poderá ser retomado aos poucos na Escócia e na Irlanda do Norte neste sábado até as 18h (15h de Brasília). Na Itália o espaço aéreo será fechado em todo o norte até a segunda-feira às 6h (3h em Brasília), anunciou a Autoridade de Aviação Civil (Enac).

Cerca de 16 mil voos foram cancelados neste sábado. O caos aéreo na Europa, considerado o mais grave desde a interrupção no 11 de Setembro, está custando mais de US$ 200 milhões ao dia às companhias aéreas, informou nesta sexta-feira a Associação Internacional de Transporte Aéreo (Iata, na sigla em inglês).

A ideia é que as companhias recuperarão uma parte dessas receitas perdidas na medida em que a taxa de ocupação dos aviões subirá ao topo quando o tráfego for retomado. Habitualmente, essa taxa é da ordem de 75% e um pouco menor para as companhias de baixo custo. Com informações da AF, Reuters e Folha on line.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, seja bem vindo! Deixe aqui seu comentário, e não esqueça de se identificar clicando em "Comentar como", e escolhendo a guia "Nome/URL". Grande abraço!