segunda-feira, 12 de abril de 2010

Investidores do Brasil chegam ao Irã em busca de novos mercados

Um grupo de 86 empresários brasileiros desembarcou hoje (12) em Teerã, capital do Irã, com o ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Miguel Jorge (foto). Isolado política e economicamente, o país tenta atrair parceiros e investimentos. Ameaçado pelos EUA de ser alvo de mais sanções, se esforça para estimular, por meio da curiosidade, simpattia e de habilidades o apoio da comunidade internacional.

A visita ocorre no momento em que é realizada a Cúpula de Segurança Nuclear, em Washington, nos EUA, e em que o Irã é alvo de suspeitas de manter de forma secreta a produção de armas nucleares. O governo iraniano negas as acusações ao afirmar que seu programa nuclear tem fins pacíficos. Ele tem apoio do governo de e Lula.

O presidente do Irã, Mahmoud Ahmadinejad, convidou Miguel Jorge e um grupo de empresários para um almoço amanhã (13). Hoje o jantar será com o ministro da Indústria e Minas do Irã, Akbar Mehrabian.

Para Miguel Jorge, que está pela primeira vez no Irã, o clima de novidade e expectativa contribui. “Quem aceitou o convite para participar da missão viaja deixando o preconceito e o medo de lado. Isso vale tanto para os grandes quanto para os médios e pequenos empresários.”

A viagem dos empresários ocorre exatamente um mês antes de o presidente Lula visitar o Irã acompanhado por uma comitiva de ministros, parlamentares e também de investidores. A visita dos empresários ao Oriente Médio inclui ainda mais dois países – Egito e Líbano – e vai durar uma semana. É a primeira viagem de empresários capitaneada por Miguel Jorge neste ano.

O ministro e os empresários viajam no Boeing KC 707 da Força Aérea Brasília (FAB) que no passado era conhecido como "Sucatão". A aeronave, em geral, é usada para o transporte de tropas. Periodicamente o avião é utilizado para levar as tropas brasileiras que atuam nas forças de paz no Haiti. Com informações da Agência Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, seja bem vindo! Deixe aqui seu comentário, e não esqueça de se identificar clicando em "Comentar como", e escolhendo a guia "Nome/URL". Grande abraço!