quinta-feira, 30 de julho de 2009

Rede do TCU contra corrupção atua no ES

O Espírito Santo faz parte dos seis estados que aderiram à Rede de Controle instituída pelo Tribunal de Contas da União (TCU) para intensificar o combate ao desvio de recursos públicos, idealizada pelo presidente do órgão, ministro Ubiratan Aguiar,

Formam a rede órgãos federais e estaduais diretamente envolvidos na fiscalização da administração pública. Segundo o ministro Ubiratan Aguiar, as ações deverão ser pautadas por ações preventivas, que comprovadamente são mais eficazes para coibir a corrupção.

“A atuação conjunta e articulada dos órgãos de fiscalização evitará a superposição de ações, com maior aproveitamento dos recursos”, avalia.

As primeiras parcerias foram estabelecidas, em março, em Brasília, durante o Fórum de Criação da Rede de Controle da Gestão Pública, realizado pelo Instituto Serzedello Corrêa (ISC).

Compareceram representantes de instituições envolvidas na fiscalização do uso dos recursos públicos, que assinaram protocolo de intenções para a formação da Rede de Controle da Gestão Pública.

Num segundo momento, foram realizadas oficinas de trabalho para levantamento das principais irregularidades cometidas pelos gestores públicos, aprimoramento da fiscalização de obras públicas e mapeamento do processo de tomada de contas especial – procedimento adotado quando há suspeita de prejuízo aos cofres públicos e necessidade de ressarcimento.

Nos estados, a rede teve início no Ceará, em maio, quando 13 instituições assinaram acordo de cooperação técnica e adesão à rede de controle. Em seguida, a rede foi estendida à Paraíba, ao Acre, ao Rio Grande do Norte, ao Espírito Santo e ao Rio de Janeiro. Nesta sexta-feira (31) será instalada no Rio Grande do Sul.

C/Informações do TCU.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, seja bem vindo! Deixe aqui seu comentário, e não esqueça de se identificar clicando em "Comentar como", e escolhendo a guia "Nome/URL". Grande abraço!