domingo, 26 de julho de 2009

Mães aos 10 anos, em grande número

Uma informação divulgada pelo portal da Secretaria de Estado da Saúde, neste fim de semana,
relata que meninas de 10 anos têm sido atendidas em hospitais públicos do Estado, para dar à luz, não em pequeno número.

No primeiro semestre deste ano, de cada dez partos na Maternidade Infantil Dr. Alzir Bernardino Alves (Himaba), em Vila Velha, dois são feitos em pacientes com menos de 19 anos.

Dos 910 atendimentos registrados no período, 168 foram em meninas com idade entre 10 e 18 anos, sendo que 58 foram submetidas a cesariana.

O panorama, no Estado, não é diferente: foram notificados à Sesa, a partir de janeiro, 14.985 partos, dos quais 2.787 em adolescentes entre 10 e 19 anos, o que representa 18% do total - mesma porcentagem apresentada no total de partos em 2008 nesta faixa etária.

O obstetra Sérgio Emílio Rua diz que a porcentagem de cesarianas entre as adolescentes atendidas no Himaba está acima do teto estabelecido pelo Ministério da Saúde (15%), mas ainda abaixo da média nacional (39%).

C/Informações da Sesa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, seja bem vindo! Deixe aqui seu comentário, e não esqueça de se identificar clicando em "Comentar como", e escolhendo a guia "Nome/URL". Grande abraço!