terça-feira, 28 de julho de 2009

Pesquisa avalia união da Espanha e Portugal

A união política entre a Espanha e Portugal é uma ideia que divide os portugueses e causa indiferença na Espanha, revela uma pesquisa da Universidade de Salamanca apresentada nesta terça-feira pela Secretaria Iberoamericana em Madri.

O levantamento mostra que 39,9% dos cidadãos de Portugal são partidários da integração com a Espanha numa federação, enquanto a maioria dos espanhóis expressa seu desinteresse sobre a proposta ( apenas 30,3% dos espanhóis apoiariam a criação de uma união ibérica).

A hipotética união da Espanha e Portugal resultaria no país com maior extensão da União Européia e no quinto em população, com mais de 57 milhões de habitantes, atrás da Alemanha, Reino Unido, França e Itália. A soma do Produto Interno Bruto dos países ibéricos daria como resultado a quinta economia da União Européia.

A pesquisa realizada entre abril e maio através de entrevistas telefônicas, com 876 pessoas, mostra que não problemas nas relação entre Espanha e Portugal e que a maioria dos cidadãos de ambos países considera as relações bilaterais boas e muito boas.

O problema principal para os portugueses representa o aproveitamento da água dos rios compartilhados entre os dois países, enquanto a dos espanhóis se constitui no uso do território do país vizinho como refúgio de terroristas e delinquentes.

C/Informações do El País.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, seja bem vindo! Deixe aqui seu comentário, e não esqueça de se identificar clicando em "Comentar como", e escolhendo a guia "Nome/URL". Grande abraço!