quarta-feira, 29 de julho de 2009

OAB interpela Genro por declaração sobre segredo de Justiça

A declaração de que o segredo de Justiça já era neste país, deixou o ministro da Justiça, Tarso Genro, numa bela saia justa (leia o que ele disse neste blog).

A Ordem dos Advogados do Brasil resolveu interpelar o ministro, no Supremo Tribunal Federal.

A entidade quer satisfações por causa de declarações dele sobre vazamento de grampos à imprensa por advogados.

O presidente da OAB, Cezar Britto, pediu que Tarso Genro cite nominalmente os responsáveis pelo vazamento dos grampos. A OAB pergunta ainda se há uma investigação em curso sobre os vazamentos e se há jornalistas, policiais, juízes e procuradores envolvidos no caso.

“É inaceitável que o requerido declare, genericamente, a prática de crime por parte de advogados, sem especificá-los, enxovalhando a honra de toda a classe”.

O Supremo decidirá se há necessidade de Tarso Genro se pronunciar sobre o caso.
A petição foi apresentada após declarações publicadas nesta quarta-feira (29) pela Folha de S. Paulo, a respeito do vazamento de conversas telefônicas protagonizadas pelo filho do presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP).

Tarso Genro afirmou, sem citar nomes ou condutas, que advogados vazam grampos. “O advogado vai tomar informações no inquérito e, se ele achar bom para a defesa do seu cliente, vai divulgá-las amplamente — ou para desviar o foco ou para comprovar a sua inocência".

C/Informações do Consultor Jurídico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, seja bem vindo! Deixe aqui seu comentário, e não esqueça de se identificar clicando em "Comentar como", e escolhendo a guia "Nome/URL". Grande abraço!