sexta-feira, 2 de julho de 2010

Em jogo dramático, Uruguai vence Gana nos pênaltis e pega Holanda na semi

O Uruguai conseguiu uma dramática vitória sobre a seleção de Gana, por 4 a 2, na disputa de pênaltis, nesta sexta-feira, após empate por 1 a 1 no tempo regulamentar e na prorrogação, e avançou às semifinais da Copa do Mundo-2010.

Esta foi a segunda disputa de pênaltis da Copa do Mundo-2010. Antes, nas oitavas de final, o Paraguai havia despachado o Japão nas penalidades após empate sem gols no tempo regulamentar e na prorrogação.

Gana teve a chance de matar o jogo no último minuto da prorrogação, mas Asamoah Gyan desperdiçou cobrança de pênalti, após o atacante Luis Suarez salvar com as mãos um gol feito do time africano e ser expulso.

Agora, o Uruguai enfrenta nas semifinais a Holanda, que hoje despachou o Brasil ao vencer por 2 a 1, em Port Elizabeth, na outra partida das quartas de final. O jogo da semi está marcado para o dia 6, na Cidade do Cabo.  Esta é a melhor campanha do Uruguai desde 1970, quando o time sul-americano perdeu para o Brasil de Pelé, nas semifinais, por 3 a 1. Já Gana, em sua segunda Copa, chegou à sua melhor colocação --em 2006, havia parado nas oitavas de final.

O jogo

O Uruguai começou o jogo melhor e deu a impressão de que seu gol seria questão de tempo. O time sul-americano pressionava Gana, que parecia assustada e só se defendia, sem levar perigo.


Mas o panorama mudou na parte final do primeiro tempo, e Gana melhorou e passou a sufocar o rival. De tanto insistir, o gol saiu aos 47min, quando Muntari arriscou chute de longe e a bola entrou no canto esquerdo do goleiro: 1 a 0.  Em desvantagem, o Uruguai voltou mais ligado na segunda etapa e não demorou para igualar o marcador. Aos 11min, Forlán bateu falta forte e empatou o jogo. Depois disso, as duas equipes diminuíram o ímpeto e pareciam mais preocupadas em não levar o gol.

Na prorrogação, o panorama mudou, e a cautela deu lugar à ousadia. Os lances de perigo foram surgindo. Aos 8min do segundo tempo da prorrogação, Forlán dominou do lado esquerdo e chutou de primeira, a bola passou por cima do gol. Quatro minutos depois, Boateng cabeceou com perigo, próximo à trave.

No momento em que parecia que a partida iria para a decisão por pênaltis, após confusão na área, o atacante Luis Suárez salvou a bola em cima da linha com as mãos, como se fosse um goleiro, foi expulso e ainda cedeu um pênalti para o rival. Era o gol da vitória de Gana se Asamoah Gyan não acertasse o travessão na cobrança do pênalti. Aí o jogo foi para as penalidades. (C/ Folha on line)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, seja bem vindo! Deixe aqui seu comentário, e não esqueça de se identificar clicando em "Comentar como", e escolhendo a guia "Nome/URL". Grande abraço!