quinta-feira, 1 de julho de 2010

Eike: MMX envia primeira remessa de minério para a China

O presidente do grupo EBX, Eike Batista, revelou nesta quinta-feira (1º), durante o lançamento das obras do Superporto Sudeste, em Itaguaí (RJ), que a MMX, mineradora do grupo, enviou a primeira remessa de minério de ferro para a China. São 150 mil toneladas que fazem parte de contrato firmado com a China.

Segundo a EBX, a remessa enviada corresponde ao total acordado para este ano. "A demanda por minério de ferro continua enorme. A China não parou. E a Índia que era exportadora de minério para a China está virando quase importadora", disse Eike e acrescentou que, em razão da demanda, a MMX continua procurando ativos para crescer.

Com a implantação do porto Sudeste, a MMX passará a escoar por ele a produção. O contrato é de 33 milhões de toneladas, produção que a empresa espera alcançar até 2014. "Hoje, produzimos 7 milhões de toneladas e temos dificuldade de escoar", disse Eike.

O restante da capacidade do porto, que é de 50 milhões de toneladas por ano, deve ser utilizada com a produção de terceiros. "Estamos em contato com todas as empresas do Quadrilátero Ferrífero de Minas todos os dias", afirmou Eike. "Quem tem a mina vai ter que buscar comprador e fechar um contrato take or pay conosco, para usar uma parte da capacidade do porto", explicou. Ele afirmou que além de Minas, o porto pode atender outros Estados. "Isso porque vai entrar carvão eventualmente", explicou. (C/ Portal Exame)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, seja bem vindo! Deixe aqui seu comentário, e não esqueça de se identificar clicando em "Comentar como", e escolhendo a guia "Nome/URL". Grande abraço!