domingo, 27 de junho de 2010

Favela da Rocinha ganha passarela criada por Niemeyer

 Numa das maiores favelas da América Latina, na zona sul do Rio de Janeiro, a partir deste domingo, os mais de cem mil moradores podem usar a passarela que liga a comunidade ao Complexo Esportivo da Rocinha, passando sobre a Autoestrada Lagoa-Barra. O projeto do arquiteto Oscar Niemeyer é mais uma etapa das obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).

A obra custou cerca de R$ 15 milhões, tem 60 metros de extensão e, inspirada na mulher carioca, tem três rampas de acesso. O presidente da Empresa de Obras Públicas do Estado do Rio de Janeiro (Emop), Ícaro Moreno, disse que a passarela foi a obra mais desafiadora das já implementadas pelo PAC no Rio. “Esse é um projeto em que a largura, altura e a espessura são todas variáveis, com um vão enorme, sem apoio no meio, a parte da engenharia foi muito complexa e difícil.”

Com orçamento de R$ 231,2 milhões, o PAC Rocinha já concluiu um complexo esportivo, um Complexo de Atendimento à Saúde. O cronograma, com término previsto para dezembro, inclui abertura de ruas, a construção um plano inclinado para agilizar o transporte dos moradores e a coleta de lixo, a pintura da fachada de mais de mil casas, uma creche, além da inauguração de 144 unidades habitacionais. (C/ Agência Brasil)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, seja bem vindo! Deixe aqui seu comentário, e não esqueça de se identificar clicando em "Comentar como", e escolhendo a guia "Nome/URL". Grande abraço!