sábado, 10 de abril de 2010

Vale treina 540 maquinistas em simulador 3D

A Vale vai tirar todos os 540 maquinistas de dentro dos trens e, assim como acontece com os pilotos de avião, treiná-los em um simulador tridimensional.

A tecnologia é mais segura e economiza tempo e dinheiro, segundo o diretor de Operações Logísticas, Humberto Freitas Na frente da tela, eles enfrentarão situações como a de chuva forte, animais na pista e subidas acentuadas. "O minério é uma commodity com valor agregado muito baixo. Precisamos buscar eficiência o tempo todo, principalmente nos detalhes", explica Freitas.

A informação foi  antecipada por este blog no dia 8 de fevereiro (veja post) com detalhes sobre o início,  em março, no Centro de Excelência em Logística (CEL), em Vitória (ES), dos testes com um simulador de operação de trens desenvolvido em parceria da Vale com a Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP).

O equipamento, que recebeu investimentos de R$ 2,5 milhões, possibilita a reprodução fiel das malhas ferroviárias da Vale, em tecnologia 3D. A imagem produzida em 3D mostra o comportamento do trem, ao longo de todo o trajeto de uma ferrovia, sob diferentes condições climáticas.

Segundo a Vale, o simulador de realidade virtual vai reproduzir as malhas das estradas de ferro Vitória a Minas (EFVM), Carajás (EFC), Norte Sul (FNS) e Ferrovia Centro-Atlântica (FCA). Juntas, elas somam mais de 10 mil quilômetros de linha. 

C/ Portal Exame

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, seja bem vindo! Deixe aqui seu comentário, e não esqueça de se identificar clicando em "Comentar como", e escolhendo a guia "Nome/URL". Grande abraço!