sábado, 10 de abril de 2010

Lula a El País neste domingo: "Não podemos admitir países armados até os dentes e outros desarmados"

ste

"Vou perguntar ao presidente Obama sobre o significado de seu recente acordo com Medvedev na desativação de ogivas entre os E.U.A. e Rússia. Desativação de quê? Porque, se nós estamos falando sobre o que já expirou não faz sentido. Tenho também em minha casa uma caixa de medicamentos que recebo e que expiram. Ou nós somos sérios sobre o desarmamento ou não podemos admitir que exista um grupo de países armados até os dentes e outros desarmados".

"Eu disse a Obama, Merkel e Sarkozy para falarem com o Irã", disse Lula

Assim se explicou o presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva, em uma conversa com Juan Luis Cebrian, jornalista e diretor executivo do El País, que teve lugar sexta-feira (9) passada na sede do Governo brasileiro. Lula, que vai participar a partir de amanhã em Washington da reunião sobre segurança nuclear, recebeu Cebrián para tratar também da preparação de um seminário sobre o Brasil que El País e o jornal Valor  (brasileiro) realizam no próximo mês em Madrid.

"O Paquistão tem a bomba atômica, Israel também. É compreensível que aqueles que se sentem pressionados por uma situação dessas possam pensar em criar as suas próprias também. Não temos o direito de colocar ninguém contra a parede, para a prática a tática do tudo ou nada ", disse o chefe do estado brasileiro.

"Expliquei a Obama, Sarkozy, Merkel, que é preciso falar com o Irã", acrescentou Lula. "É um grande país, com uma cultura própria, que criou uma civilização. É necessário que os iranianos saibam que podem enriquecer urânio para fins pacíficos e que os outros tenham a garantia de que é somente para tais fins pacíficos. Você não pode partir do preconceito de que Ahmadinejad é um terrorista que deve ser isolado. Temos de negociar. Quero falar com ele sobre essas questões até o último minuto. E o único limite para a posição do Brasil é de respeitar as resoluções das Nações Unidas, de que o meu país faz parte".

C/ El País

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, seja bem vindo! Deixe aqui seu comentário, e não esqueça de se identificar clicando em "Comentar como", e escolhendo a guia "Nome/URL". Grande abraço!