quarta-feira, 7 de abril de 2010

Lula sanciona lei que regulamenta pedido de intervenção federal

O presidente Lula sancionou, terça-feira (6), o Projeto de Lei 5.456/09 que regulamenta o processo e o julgamento de pedido de intervenção da União nos estados e no Distrito Federal. O texto trata de pedido feito pelo procurador-geral da República ao Supremo Tribunal Federal.

De acordo com a lei, o pedido de intervenção feito pelo procurador-geral pode ter caráter liminar e o Supremo só pode deferir o pedido por maioria absoluta dos ministros. Depois da fase de prestação de informações, devem ser ouvidos o Advogado-Geral da União e o procurador-geral da República, dentro do prazo de 10 dias. A decisão só pode ser tomada com a presença dos oitos ministros.

A decisão final é irrecorrível e depende do voto de pelo menos seis ministros. Caso o Supremo decida pela procedência do pedido de intervenção, o presidente da República deve publicar decreto de intervenção.

C/ o Consultor Jurídico

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, seja bem vindo! Deixe aqui seu comentário, e não esqueça de se identificar clicando em "Comentar como", e escolhendo a guia "Nome/URL". Grande abraço!