quinta-feira, 8 de abril de 2010

Ao rejeitar pedido de Jefferson, STF não inclui Lula entre réus do mensalão

Ao rejeitar por unanimidade os pedidos do ex-deputado Roberto Jefferson, na tarde desta quinta -feira (8), o Supremo Tribunal Federal (STF) também descartou o pedido para incluir o presidente Lula entre os réus do mensalão do PT. O pedido foi feito diversas vezes por Jefferson (RJ), presidente do PTB, que denunciou o pagamento de mesada aos parlamentares e acabou sendo ele próprio denunciado.

O relator do caso, ministro Joaquim Barbosa, resolveu levar assunto para o plenário diante da insistência do ex-deputado. Jefferson argumenta que houve co-participação do presidente, já que ex-ministros foram incluídos como réus na ação. Barbosa decidiu então levar a questão para o plenário do tribunal.

Na denúncia da Procuradoria Geral da República, com 40 réus, o nome de Lula não foi relacionado, o que dificultaria a inclusão do presidente na atual fase do processo.

Lula, no entanto, foi convocado como uma das testemunhas da ação por Roberto Jefferson. Reportagem da Folha, publicada em março, afirma que Lula vai reconhecer pela primeira vez que ouviu em março de 2005 de Jefferson o alerta sobre o esquema para a compra de congressistas aliados, o mensalão.

Isso acontecerá em resposta a questionário do Ministério Público Federal que consta de processo no STF. O mensalão foi revelado em entrevista do petebista à Folha três meses depois. O  presidente responderá que não conhece pessoalmente o publicitário Marcos Valério --operador do maior escândalo de corrupção do governo petista. Dirá que o publicitário nunca esteve na Granja do Torto, uma das residências oficiais da Presidência.

Lula afirmará também que pediu investigação informal ao então ministro Aldo Rebelo e ao líder do governo na Câmara na época, Arlindo Chinaglia. Segundo ele, recebeu a resposta de que não havia provas.

C/ Folha on line

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, seja bem vindo! Deixe aqui seu comentário, e não esqueça de se identificar clicando em "Comentar como", e escolhendo a guia "Nome/URL". Grande abraço!