terça-feira, 6 de abril de 2010

"Fui pego de surpresa", diz Lula sobre royalties do petróleo

O presidente Lula disse na manhã desta terça-feira (6) que foi pego "de surpresa" com a emenda Ibsen Pinheiro, que trata da distribuição dos royalties de petróleo e retirou parte dos benefícios concedidos ao Rio de Janeiro. "Fizemos um acordo, estavam todos satisfeitos até que fomos pegos de surpresa com a emenda Ibsen Pinheiro, eu quero que o Senado resolva isso", disse ele em entrevista à rádio Tupi no hotel Copacabana Palace.

Estima-se que a emenda, que redistribui a receita de royalties de petróleo entre Estados e municípios, tirou do Rio de Janeiro cerca de R$ 7 bilhões. Pelo acordo, haverá uma divisão igualitária entre Estados e municípios do dinheiro que será arrecadado com a cobrança de royalties na exploração de petróleo na costa brasileira.

No mês passado, servidores públicos e trabalhadores das obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) chegaram a protestar contra a emenda Ibsen no centro da capital fluminense.

C/ Agência Estado

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, seja bem vindo! Deixe aqui seu comentário, e não esqueça de se identificar clicando em "Comentar como", e escolhendo a guia "Nome/URL". Grande abraço!