sexta-feira, 9 de abril de 2010

Exclusivo: Movimento propõe a 150 mil eleitores brasileiros no exterior o boicote às eleições

Os 150 mil eleitores brasileiros residentes no Exterior estão sendo convocados a boicotar o  cadastramento nos Consulados para atualização e transferência do título de eleitor e incentivados a não votarem nas próximas eleições presidenciais, justificando sua ausência caso não residam em cidade com Consulado ou simplesmente votando em branco. Residem atualmente fora do país, quase 4 milhões de brasileiros.

A decisão de lançar essa campanha – "Não ao cadastramento eleitoral no Exterior e Não às eleições presidenciais" – é do Movimento do Estado do Emigrante que pretende chamar à atenção do presidente Lula, dos candidatos à Presidência da República para a necessidade de o governo abrir uma nova fronteira na política da emigração.  A informação é do dirigente, jornalista Ruy Martins (foto).

O movimento pede a criação de Secretaria Especial da Emigração ou Ministério englobando migração, imigração e emigração; votação pela Câmara e Senado e aprovação de emenda constitucional que permita a eleição de parlamentares emigrantes, com a criação do voto por correspondência normal e eletrônico no Exterior, que os representem em Brasília; e a criação de um Conselho Consultivo Emigrante, eleitos pelos emigrantes, que se reúna uma vez por ano para apresentar reivindicações e discutir a política da emigração do governo.

O movimento Estado do Emigrante  é a continuação do Movimento Brasileirinhos Apátridas (responsável pela campanha vitoriosa em favor da recuperação da nacionalidade brasileira nata dos filhos dos emigrantes). Caso nenhuma medida seja tomada pelo governo, apelará ao boicote das eleições presidenciais no Exterior.

O movimento se considera enganado pelo Ministério da Relações Exteriores (MRE) que assumiu na II Conferência dos Emigrantes, em outubro de 2009, no Rio de Janeiro, o compromisso de organizar eleições de um Conselho de Emigrantes, em maio, da qual deveriam participar todos os emigrantes com votação pessoal, pelo corrêio ou pela Internet, sem necessidade de título de eleitor.

Como até esta data nenhuma iniciativa foi comunicada pelo MRE aos emigrantes,  o movimento considera que já não existe tempo hábil para tais eleições. Diante disso, o Movimento Estado do Emigrante pede para os emigrantes não transferirem seus títulos, exceto se estiverem renovando passaporte.

O movimento tem um site Internet, www.estadodoemigrante.org , e representantes nos EUA, Europa e Ásia, tendo eleito, por voto direto, no ano passado, um representante pela Europa e outro pela Ásia, no Conselho provisório de emigrantes junto ao Itamaraty.

C/ Informações exclusivas para o blog do dirigente e idealizador do Movimento Estado do Imigrante, jornalista e escritor Ruy Martins, residente na Suíça, lider do Movimento Brasileirinhos Apátridas (veja no post).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, seja bem vindo! Deixe aqui seu comentário, e não esqueça de se identificar clicando em "Comentar como", e escolhendo a guia "Nome/URL". Grande abraço!