domingo, 21 de março de 2010

No Dia Mundial da Água, ONU alerta: não potável faz mais vítimas que qualquer outra violência

As consequências relacionadas com o consumo de água não potável provocam a cada ano mais vítimas mortais em todo o mundo do que qualquer tipo de violência, inclusive a guerra. Esse é o dado demolidor difundido pela ONU por motivo da celebração do Día Mundial da Água, amanhã, segunda-feira, 22 de março, uma data  comemorativa criada em 1993.

Este ano, o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente ( UNEP) quer destacar a importância do acesso a uma água de qualidade, focalizando seus esforços em conscientizar os cidadãos, para que todos os governos e centros de poder se comprometam ativamente na defesa da água de qualidade mediante a luta contra a contaminação, em favor da reciclagem das águas e da recuperação dos recursos hídricos.

"O mundo conta com o conhecimento teórico para superar estes desafíos e nos converter em melhores gestores dos nossos recursos hídricos. A água é fundamental para todos os nossos objetivos de desenvolvimento", afirmou o secretario geral da ONU, Ban Ki Moon, em sua mensagem oficial pelo Día da Água.

No mundo há 884 milhões de pessoas sem acesso à água potável, segundo a ONU, um bem fundamental que repercute na saúde, segurança e qualidade de vida, especialmente de menores e mulheres. As enfermidades que se propagam pela água causam a cada ano a morte de mais de 1,5 milhões de crianças, o que equivale dizer que a cada 15 segundos morre uma criança por enfermidade causada pela falta de acesso a água segura para beber, por saneamento deficiente ou falta de higiene.

C/ El Mundo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, seja bem vindo! Deixe aqui seu comentário, e não esqueça de se identificar clicando em "Comentar como", e escolhendo a guia "Nome/URL". Grande abraço!