terça-feira, 23 de março de 2010

Gilmar interroga Joaquim

Gilmar Mendes decidiu dar um troco no desafeto Joaquim Barbosa ( foto Gilmar e Joaquim), com quem protagonizou ano passado um bate-boca em plenário. Gilmar aceitou pedido feito em novembro pela defesa de Marcos Valério para processar uma arguição de impedimento contra Barbosa. A praxe no STF é o presidente arquivar sumariamente pedidos de afastamento de ministros de casos.

A defesa de Marcos Valério argumenta que, durante o recebimento da denúncia do mensalão mineiro, Joaquim Barbosa prejulgou-o, ao, por exemplo, referir-se a ele como um “expert em atividades de lavagem de dinheiro”. Não teria, portanto, isenção para futuramente julgar o processo do mensalão do PT.

Gilmar pediu a opinião do procurador-geral da República, Roberto Gurgel, que sugeriu continuar com o processo de impedimento de Barbosa. Gilmar pediu uma resposta de Joaquim Barbosa desde o dia 17 de fevereiro.

– Vou me pronunciar formalmente – afirma Joaquim Barbosa.

Ele já começou a formular sua defesa, a ser apresentada nas próximas semanas. Depois, o caso vai a plenário.

( Por Lauro Jardim/ Veja on line)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, seja bem vindo! Deixe aqui seu comentário, e não esqueça de se identificar clicando em "Comentar como", e escolhendo a guia "Nome/URL". Grande abraço!