sábado, 27 de março de 2010

Datafolha: empate técnico na rejeição à Presidência, mas Ciro lidera


Os quatro principais concorrentes estão empatadados no limite da margem de erro, mas quem tem numericamente o pior índice é Ciro, com 26%. Na sequência, vem Serra com 25%. Dilma tem 23% e Marina, 22%.

O candidato ao Palácio do Planalto, José Serra (PSDB), abriu nove pontos de vantagem sobre a adversária Dilma Rousseff (PT). O tucano voltou a ser o líder isolado em pesquisa Datafolha. O levantamento foi feito na quinta e sexta-feira. Os números foram publicados no jornal Folha de S.Paulo no sábado.

A pesquisa mostra Serra com 36%. A petista tem 27%. Há um mês, eles tinham 32% e 28%, respectivamente, no mesmo cenário. Como a margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos, Serra apresentou crescimento real, embora tenha retornado ao patamar de dezembro. No final do ano passado, ele tinha 37%.

Pela primeira vez, Dilma não apresentou crescimento na sua curva de intenção de votos. A petista oscilou negativamente em um ponto percentual. No mesmo levantamento, Ciro Gomes (PSB) ficou com 11%. Em fevereiro, Ciro obteve 12% e, em dezembro, 13%. Já Marina Silva (PV) está estacionada e manteve os mesmos 8% obtidos em dezembro e há um mês. Indecisos, brancos e nulos totalizam 7%. Outros 11% não souberam responder.

Quando o Datafolha exclui Ciro da lista de candidatos, o cenário fica semelhante. Serra sobe para 40% e Dilma alcança 30%. A diferença entre ambos passa de nove para 10 pontos, mas essa variação está dentro da margem de erro. Sem Ciro, Marina pula para 10% sem ameaçar quem está à frente.

Nas simulações de segundo turno, os cenários foram semelhantes com a recuperação do tucano. Numa hipotética disputa entre Serra e Dilma, Serra venceria hoje com 48% contra 39% da petista - uma distância de nove pontos. Em fevereiro, os percentuais eram de 45% a 41%.

C/ outros

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, seja bem vindo! Deixe aqui seu comentário, e não esqueça de se identificar clicando em "Comentar como", e escolhendo a guia "Nome/URL". Grande abraço!