sábado, 27 de março de 2010

Maluf e o filho não estão sós: a Interpol caça 325 brasileiros

 A Interpol tem 325 brasileiros na lista de sua sofisticada rede de cooperação internacional. A organização hoje conta com 188 países-membros, dentre os quais o Brasil, e tem uma rede de troca de informações conhecida pelo código I-24/7 (Interpol – 24 horas/7 dias por semana), que se ramifica em difusões.

Ao todo são cinco, cada qual de uma cor em razão do tipo de informação que dissemina. A estrela da companhia é a Difusão Vermelha, que prevê a prisão de foragido internacional para fins de extradição e cuja lista integra 98 mil nomes. Desses, 325 são procurados pela Justiça brasileira.

Alguns famosos, como o deputado Paulo Maluf (PPSP/ foto) e seu filho Flávio, as mais novas aquisições da vertente tupiniquim na Difusão Vermelha, ou o banqueiro Salvatore Cacciola, que foi capturado em 2005.

Outros são ilustres anônimos, como Antonio Elso Clem e José Paulo Vieira de Mello. O primeiro, procurado pela Justiça da República Dominicana e acusado de fazer parte de uma quadrilha que fraudava o sistema de concessão de vistos para trabalho temporário nos EUA e, o segundo, o gaúcho Vieira de Mello, conhecido como Paulo Seco ou Dois Patinhos, um dos maiores traficantes de cocaína do Sul do País.

Na maioria dos países o fato de o indivíduo constar na lista da Difusão Vermelha é motivo para seu acautelamento, enquanto as autoridades do país que expediu o alerta são consultadas. No Brasil o suspeito ou criminoso só pode ser preso por ordem do STF após longo trâmite burocrático.

O Brasil coopera pouco, mas há quem batalhe para mudar esse perfil. É o caso do corregedor do CNJ, ministro Gilson Dipp, que no início do ano determinou que ao expedirem mandados de prisão, os juízes comuniquem à Polícia Federal para inclusão do foragido na Difusão Vermelha. Graças ao sistema da Interpol, no ano passado foram feitas 25 extradições.

Além da Vermelha, as demais difusões são a Amarela ( localiza desaparecidos, normalmente menores de idade); a Azul (coleta informações a respeito da identidade ou possíveis atividades criminais); Preta ( busca informações sobre corpos não identificados); Verde ( avisa sobre pessoas que cometeram crimes e têm tendência a repeti-los em outros países, como os pedófilos), e por fim a Laranja ( denuncia possíveis ameaças de armas disfarçadas).

Um comentário:

  1. nessa lista também tem alguns figurões capixabas que estão estão surfando na onda. alguns se aventuram na política com vistas as próximas eleições. Procure saber com suas fontes...

    ResponderExcluir

Olá, seja bem vindo! Deixe aqui seu comentário, e não esqueça de se identificar clicando em "Comentar como", e escolhendo a guia "Nome/URL". Grande abraço!