segunda-feira, 22 de março de 2010

Deu azar: OSX de Eike Batista afunda em estréia na bolsa


Demorou, mas a aversão dos investidores ao risco atingiu Eike Batista ( na foto comemorando a largada). Conhecido por sua capacidade de convencer o mercado a aplicar em seus projetos, o empresário assistiu à forte queda das ações ordinárias da OSX (OSXB3, com direito a voto) na estréia da companhia no pregão da Bovespa, nesta segunda-feira (22).

Por volta do meio-dia, os papéis despencavam 11,28%, cotados a 709,78 reais por ação. Até aquele momento, a OSX havia gerado 858 transações. No mesmo instante, o Ibovespa, principal indicador da bolsa brasileira, operava com ligeira alta de 0,12%, aos 68.914 pontos.

Para Osmar Camilo, analista de investimentos da corretora Socopa, a OSX foi mais uma vítima da cautela do mercado nos últimos tempos. "A OSX é uma empresa start-up, o que representa um risco significativo para os aplicadores", afirma. "Em um cenário de fuga do risco, esse é o tipo de papel que costuma ficar para trás".

A OSX é um estaleiro e companhia de serviços petrolíferos do grupo EBX, fundado por Eike. O principal atrativo da companhia são os contratos para a construção de plataformas de prospecção de petróleo para outra companhia do grupo - a OGX.

A parcimônia dos investidores já havia se manifestado desde a fase de bookbuilding da operação, isto é, a formação do preço de venda dos papéis. Os coordenadores da emissão haviam estabelecido uma faixa de preço de 1.000 a 1.333,33 reais por papel. Diante da resistência dos interessados, a empresa concordou em reduzir o preço de venda para 800 reais, além de diminuir a quantidade de papéis emitidos de 5,51 milhões de ações para 3,06 milhões.

Para Camilo, da Socopa, além da aversão geral ao risco presente no mercado desde a eclosão da crise grega, o que pesou também no desempenho dos papéis da OSX nesta manhã de segunda foi o reposicionamento dos investidores.

Geralmente, os aplicadores costumam fazer ofertas superiores àquela que realmente desejam, porque a demanda pelos papéis no lançamento acaba levando ao rateio. Mas, como, desta vez, todos os compradores foram atendidos plenamente - e sem rateio - podem ter ficado com mais papéis do que realmente gostariam. "Muitos investidores aproveitaram a abertura do pregão para ajustar sua carteira", diz.

C/ Portal Exame

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, seja bem vindo! Deixe aqui seu comentário, e não esqueça de se identificar clicando em "Comentar como", e escolhendo a guia "Nome/URL". Grande abraço!