sábado, 27 de fevereiro de 2010

José Serra vai a Belo Horizonte cortejar Aécio Neves


Convencido do peso de Minas Gerais na corrida presidencial deste ano, o governador de São Paulo, José Serra (PSDB), dedicará a noite de quarta (3) e o dia de quinta-feira (4) a cortejar o mineiro Aécio Neves.

Num jantar reservado, Serra deverá pregar a importância de Aécio para o projeto eleitoral do PSDB. Segundo tucanos, um convite formal para que o governador de Minas ocupe a vice para chapa para a Presidência dependeria, porém, da acolhida de Aécio.

Os dois jantarão na noite de quarta-feira. No dia seguinte, Serra irá à inauguração da Cidade Administrativa presidente Tancredo Neves. O roteiro foi acertado num telefonema de Serra para Aécio.

Em Belo Horizonte, Serra --para quem a participação de Aécio é fundamental nessas eleições-- assistirá à comemoração do centenário do nascimento de Tancredo Neves. Na semana seguinte, deverá prestigiar o aniversário de Aécio, que completará 50 anos.

Incentivado pelo comando do PSDB --especialmente do presidente do partido, Sérgio Guerra, e do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso-- o gesto é uma tentativa de sensibilizar Aécio não só para que aceite compor a chapa "puro-sangue", mas para que anuncie essa decisão antes de abril.

Entre os adeptos da candidatura de Serra à Presidência, uma declaração de Aécio representaria um fato positivo na agenda do PSDB, num momento de exposição da ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff.

Embora não rechace categoricamente a ideia de ocupar a vice de Serra, Aécio tem repetido, porém, que só pretende se manifestar sobre seu futuro político depois de abril.  Como não pode concorrer à reeleição, Aécio se afastará do governo agora, mas terá até junho para decidir se disputa a cadeira ao Senado ou cede aos apelos do PSDB.

O prazo de Serra é bem mais reduzido. Ele tem até o dia 2 de abril para anunciar se disputa a Presidência ou tenta a reeleição. Para Serra, o ideal seria que Aécio anunciasse sua escolha até abril. Na vice, Aécio é garantia de um bom desempenho eleitoral em São Paulo e Minas Gerais.

C/ Folha on line

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, seja bem vindo! Deixe aqui seu comentário, e não esqueça de se identificar clicando em "Comentar como", e escolhendo a guia "Nome/URL". Grande abraço!