quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

Governistas do Senado trocam Dilma por Vannuchi na hora de falar sobre PNDH- 3

A Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH) aprovou, em reunião nesta quarta-feira (24) , requerimento convidando o secretário especial de Direitos Humanos da Presidência da República, Paulo Vannuchi foto), para falar a respeito do 3º Plano Nacional de Direitos Humanos (PNDH-3). A ideia, segundo o autor do pedido, senador Paulo Paim (PT-RS), é que o ministro preste esclarecimentos em uma reunião conjunta de diversas comissões. A senadora Fátima Cleide (PT-RO) também subscreve o requerimento.

O pedido foi aprovado em meio à polêmica ocorrida na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), que no início do ano legislativo havia convocado a ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, para esclarecer pontos do plano. Nesta quarta-feira, os parlamentares da base governista aprovaram outro requerimento, de autoria do senador Romero Jucá (PMDB-RR), para que a convocação de Dilma Rousseff pela CCJ seja dispensada e em seu lugar seja chamado o ministro Vannuchi.

O PNDH-3 foi criado por meio de decreto do presidente Luiz Inácio Lula da Silva publicado em 21 de dezembro de 2009, e é um protocolo de intenções do governo. Para tornar legais as principais sugestões do texto, o Executivo terá que encaminhar ao Congresso projetos de lei. O texto toca em pontos polêmicos como a legalização do aborto, a taxação de grandes fortunas e cria uma "Comissão da Verdade", para investigar violações de direitos humanos ocorridas durante a ditadura militar.

C/ outros

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, seja bem vindo! Deixe aqui seu comentário, e não esqueça de se identificar clicando em "Comentar como", e escolhendo a guia "Nome/URL". Grande abraço!