sábado, 27 de fevereiro de 2010

Granma cita a morte de Zapata quatro dias depois e critica o dissidente

O diário cubano 'Granma', porta-voz do Partido Comunista, mencionou neste sábado, pela primeira vez, a morte do preso político Orlando Zapata Tamayo, ocorrida após 85 días de greve de fome. O jornal criticou o morto e aos governos e meios de comunicação de outros países que condenaram o acontecimento em Cuba.

Segundo esta primeira versão publicada em Cuba, sobre o caso, Zapata era um delinquente comum que adotou um perfil  político quando sua biografia penal era extensa, convencido das vantagens materiais que  alimentavam a militancia "amamentada por embaixadas estrangeiras".

O periodico assegura que Zapata, reconhecido como prisioneiro de consciência pela Anistia Intenacional, era um preso comum que foi estimulado por seus mentores políticos a inciar greves de fome que minaram definitivamente o seu organismo. Queixa-se o Granma de que "algumas agências de imprensa e  governos se apressaram a condenar Cuba pela morte na prisão" e acrescenta que o eco midiático se faz cada vez com  mais entusiamo.

O diário, porta- voz do unico partido permitido em Cuba, de que é primeiro secretário o ex- presidente Fidel Castro, insiste que em Cuba "os mercenários", como chama o governo aos dissidentes, podem ser detidos e julgados segundo as leis vigentes, mas ninguem desaparece ou é assassinado pela polícia.

C/ El Mundo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, seja bem vindo! Deixe aqui seu comentário, e não esqueça de se identificar clicando em "Comentar como", e escolhendo a guia "Nome/URL". Grande abraço!