quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

IBGE: desde 2003, desemprego em janeiro não é tão reduzido

A taxa de desemprego de 7,2% apurada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) no mês passado foi a menor para um mês de janeiro na série histórica do instituto, iniciada em 2003.

O número de ocupados nas seis regiões metropolitanas pesquisadas ficou em 21,6 milhões em janeiro, com queda de 1,0% ante dezembro de 2009, mas aumento de 2,1% na comparação com janeiro de 2009. Já o número de desocupados (sem trabalho e procurando emprego) totalizou 1,69 milhão, com aumento de 6,0% ante dezembro e queda de 10,7% ante janeiro do ano passado.

Os resultados do mercado de trabalho metropolitano em janeiro foram marcados por resultados históricos positivos, segundo salientou o gerente da pesquisa mensal de emprego do IBGE, Cimar Azeredo.

Além da taxa de desemprego (7,2%) ter sido a menor da série para um mês de janeiro, foi também a segunda menor de toda a série, levando em consideração todos os meses pesquisados, perdendo apenas para dezembro do ano passado (6,8%). "O cenário econômico está bastante favorável e isso está refletindo nos resultados do mercado de trabalho", afirmou.

Ele argumentou ainda que o aumento no número de desocupados que ocorre sazonalmente em janeiro ante dezembro, com a dispensa de funcionários temporários contratados no final do ano anterior, foi o menor para o mês, em janeiro de 2010 (6%), desde 2006.

As  regiões pesquisadas foram, Recife, Salvador, Belo Horizonte, Rio de Janeiro e São Paulo.

C/ Agência Estado

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, seja bem vindo! Deixe aqui seu comentário, e não esqueça de se identificar clicando em "Comentar como", e escolhendo a guia "Nome/URL". Grande abraço!