Herman Van Rompuy é o novo presidente da União Européia. O primeiro-ministro belga lidera o governo de coligação no país, há menos de um ano e é considerado o responsável pelo regresso da estabilidade política à Bélgica, depois dos repetidos conflitos ( linguísticos) entre flamengos e francófonos.
Catherine Ashton, membro da Câmara dos Lordes, foi eleita Comissária do Comércio da UE.
A escolha de Rompuy e Ashton representa um compromisso que satisfaz os países membros e o Parlamento Europeu já que o presidente é de centro-direita e a representante para os negócios estrangeiros é de centro-esquerda.
Ao contrário do que acontece com Van Rompuy, a escolha de Catherine Ashton para chefe da diplomacia precisa da aprovação do Parlamento Europeu.
A decisão de eleger Rompuy como líder permanente do grupo foi da Suécia, país detentor da presidência rotativa. Ele também recebeu forte apoio da França e da Alemanha no ano passado.
O belga, que terá um mandato de dois anos e meio em um sistema que substituirá o modelo atual de presidência rotativa entre os membros da União Europeia, não poderá ser chefe de governo de seu país enquanto estiver no cargo.
C/a imprensa internacional
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Olá, seja bem vindo! Deixe aqui seu comentário, e não esqueça de se identificar clicando em "Comentar como", e escolhendo a guia "Nome/URL". Grande abraço!