O presidente Lula discute hoje(12) o PAC 2, em reunião com os ministros do Planejamento, Paulo Bernardo, e da Casa Civil, Dilma Rousseff e o projeto chega em boa hora porque as enchentes que assolam cidades e Estados fizeram aflorar problemas que podem ser resolvidos ou minimizados por esse plano.
O PAC 2 estará incluído no Orçamento da União de 2011 que o governo Lula, por lei, tem que enviar ao Congresso Nacional até o início do último trimestre desse ano. O bom desse PAC versão 2 é que as prioridades dele são as cidades, a mobilidade social, metrôs e ônibus, trens metropolitanos, o transporte coletivo, as vias públicas, asfalto, galerias pluviais e obras contra enchentes.
Nessa parte de infraestrutura do PAC 2, o governo quer priorizar o transporte urbano, com ênfase em projetos de corredores de ônibus e metrôs. Cinco capitais saíram na frente e já têm projetos com inclusão garantida no novo programa: Belo Horizonte e Brasília, que querem ampliar suas redes atuais de metrô e linhas de transportes urbanos, e mais Porto Alegre, Curitiba e Vitória.
Além disso, há no PAC 2 toda uma parte de investimentos que priorizam a inclusão digital e o pré-sal, aplicações em tecnologia para exploração na camada e para petróleo e gás. Com o atual PAC e seus programas de saneamento básico e habitação, mais os que virão no novo PAC, teremos a política de desenvolvimento urbano que o país necessita. Sem dúvidas uma excelente notícia.
C/ informações do Blog do Zé Dirceu
O Blog: O post acima foi retirado do blog do Zé Dirceu- ex-ministro de Lula. Vale lembrar que apenas seis obras do PAC 1 foram concluídas no Espírito Santo desde o lançamento do programa. Dezenas de outras (veja neste blog) permanecem no papel.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Olá, seja bem vindo! Deixe aqui seu comentário, e não esqueça de se identificar clicando em "Comentar como", e escolhendo a guia "Nome/URL". Grande abraço!