quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

Céu congestionado: Haiti só aceita aviões humanitários


A torre de controle do aeroporto está destruída e as luzes na pista de aterrisagem não funcionam, o que está provocando que a ajuda humanitária chegue em conta gotas. Às primeiras horas da tarde desta quinta-feira (14) o governo do Haiti suspendeu a entrada de mais aviões no país, segundo a porta voz da Administração Federal de Aviação dos EUA,  Laura Brown.

Brown explicou à imprensa que o Governo haitiano não está liberando a entrada de aviões porque não há pistas disponíveis no aeroporto de Porto Principe. O aeroporto está totalmente ocupado devido à grande quantidade de ajuda enviada.

As autoridades de transporte dos Estados Unidos suspenderam todos os vôos para o Haití devido ao engarrafamento no principal aeroporto caribenho que se conveteu no centro de recepção da ajuda humanitária depois do devastador terremoto.

O espaço aéreo da capital está saturado de pequenos aviões, helicópteros e aviões de ajuda humanitária. Todos querem aterrisar em uma pequena  pista, mas apenas os últimos - de ajuda- recebem autorização.

Segundo um fotógrafo da revista 'Times', grupos de haitianos cansados de esperar ajudas que não chegam bloqueiam as ruas com pilhas de cadáveres e pedras. É uma tentativa de chamar à atenção para a lentidão com  que os socorros ainda permanecem na fase de organização nos aeroporto.

O terremoto não escolheu classe social nem religiosa. Embaixadas, hotéis ( o único que permanece de pé é o  Caribean Convention Center), casebres, igrejas, tudo sucumbiu ao abalo sísmico e embaixo dos escombros jazem cadáveres de senadores, cooperadores internacionais, cidadãos haitianos, turistas ou embaixadores. Nenhum outro fator mais que a sorte pode defender as pessoas  da fatalidade.

( Por Jorge Barreno/ enviado especial do El Mundo ao Haiti)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, seja bem vindo! Deixe aqui seu comentário, e não esqueça de se identificar clicando em "Comentar como", e escolhendo a guia "Nome/URL". Grande abraço!