quinta-feira, 21 de maio de 2009

Malta volta a criticar pedido de intervenção

O senador Magno Malta (PR-ES) criticou o presidente do Conselho Nacional de Política Criminal e Penitenciária (CNPCP), órgão ligado ao Ministério da Justiça, Sérgio Salomão Shecaira, por ter encaminhado à Procuradoria Geral da República um pedido de intervenção no estado do Espírito Santo.

O argumento usado foi a precariedade das cadeias (pessoas são presas em contêineres) e a constatação de tortura e esquartejamento nos presídios capixabas.

- O senhor Salomão deve ler uma entrevista do ministro da Justiça, Tarso Genro, dizendo que o Espírito Santo é um dos estados que mais tem investido no sistema prisional. São 180 milhões de reais, contra 22 milhões do governo federal - disse.

Magno Malta afirmou ainda que o pedido de intervenção "é um espalhafato desnecessário" e sugeriu à imprensa que pergunte "ao senhor Salomão quem ele vai indicar para governar um
estado que é bem administrado".

O senador disse ainda que o presidente do CNPCP "não teve coragem de pedir intervenção no Rio de Janeiro".

O senador afirmou que uma parte dos problemas dos presídios do país será resolvida pela implantação do sistema de rastreamento eletrônico (pulseira que detecta onde está o preso), permitindo que o "preso ocasional" saia das celas onde estão os "presos de mente criminosa".

Para ele, assim o "preso ocasional" terá a chance de se reintegrar à sociedade. Esse rastreamento eletrônico, lembrou Magno Malta, foi aprovado recentemente pelo Senado.

C/Informações do site do Senado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, seja bem vindo! Deixe aqui seu comentário, e não esqueça de se identificar clicando em "Comentar como", e escolhendo a guia "Nome/URL". Grande abraço!