quinta-feira, 21 de maio de 2009

Brasil usará DNA para elucidar crimes: igual ao CSI


O Brasil passa a ter mais uma ferramenta de apoio para desvendar crimes e identificar criminosos em território nacional.

Em reunião do Colégio Nacional de Secretários de Segurança Pública (Consesp), os estados do Amazonas, Amapá, Ceará, Mato Grosso, Paraíba e Paraná assinaram acordo de cooperação técnica com o Ministério da Justiça para uso do banco de dados de perfis genéticos Codis (Combined DNA Index System), usado pelo FBI, o escritório de investigação norte-americano.

O FBI permitiu a utilização do software sem custos para o Brasil.

O Codis é um software de propriedade exclusiva do FBI, que permite a comparação de perfis genéticos. O sistema já é usado em mais de 30 países. Com ele, será possível ao Brasil dar o primeiro passo para a criação de uma rede integrada de dados de DNA, parte da célula que transmite a herança genética.

O sistema poderá auxiliar na identificação de criminosos em casos como estupro e pedofilia.

Com o banco de perfis genéticos, será possível interligar crimes praticados por um mesmo indivíduo, se houver algum tipo de material genético, como sangue, pele ou pêlo.

Com o acesso ao banco de DNA, os estados poderão pesquisar se o material genético encontrado na cena do crime já tem registro em outro estado, por exemplo.

O sistema é o mesmo mostrado na série de TV americana CSI.

C/Informações do Ministério da Justiça.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, seja bem vindo! Deixe aqui seu comentário, e não esqueça de se identificar clicando em "Comentar como", e escolhendo a guia "Nome/URL". Grande abraço!